Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo-SP +55 11 5062-3521 Español English Português

GESTÃO DA QUALIDADE – ISO 9001

A qualidade dos produtos e serviços de uma empresa é a medida fundamental da sua competência em atender os requisitos regulamentares e principalmente os requisitos do cliente.

Apesar de quase todas empresas pensarem que seus clientes estão satisfeitos, o estabelecimento de um padrão mínimo para a organização e gestão dos processos é fundamental para garantir o alcance da manutenção e até mesmo o aumento dessa satisfação, condição básica de sobrevivência nos negócios.

A gestão da qualidade compreende atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados relacionados à realização dos seus produtos e serviços.

GESTÃO DA QUALIDADE – ISO 9001

ISO 9001

Para ajudar as organizações a padronizarem estas atividades, processos e recursos, a ISO (International Organization for Standardization) estabeleceu desde o ano de 1987 a série ISO 9000, um conjunto de normas que evoluiu ao longo do tempo para fornecer orientações às organizações que buscam aumentar a qualidade dos produtos e serviços fornecidos.

A norma ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos) é a norma que estabelece os requisitos necessários para que uma organização seja certificada de acordo com ela. Estes requisitos são fundamentalmente voltados para a melhoria da gestão da empresa e, embora haja muito folclore a respeito de uma possível burocratização da empresa a partir da implementação desta norma, todos os seus requisitos podem ser abordados de uma maneira bastante prática e objetiva.

Exemplos de alguns requisitos importantes e extremamente aplicáveis a qualquer empresa:

  • Abordagem de oportunidades e riscos - reconhecimento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças aos distintos processos de negócios e estabelecimento de controles e planos de ação para a melhoria ou para a prevenção de desvios, conforme o enfoque ser positivo ou negativo, respectivamente.
  • Gestão de Pessoas (Recursos Humanos) - A organização deve garantir que as pessoas que executam as atividades sejam competentes para isso.
  • Gestão do Relacionamento com Clientes - Comunicação com os clientes e definição clara dos requisitos a serem atendidos por produtos e serviços, incluindo modificações que possam surgir em contratos de fornecimento
  • Gestão de Fornecedores - É necessário escolher bem os parceiros que farão parte da cadeia produtiva da empresa.
  • Gestão por Processos - As entradas e as saídas (resultados) dos processos devem ser conhecidas e analisadas para permitir a sua melhoria.
  • Tratamento de Não conformidades e ações corretivas - registros dos desvios constatados em processos, produtos, serviços, atividades, análise das causas e estabelecimento de providências para prevenir a reincidências.

Como se pode ver, estes exemplos mostram que a ISO 9001 está perfeitamente alinhada com o que se espera de uma organização com o propósito de atender aos seus clientes, e os resultados desta adequação são perceptíveis e muito positivos.​

OUTROS PADRÕES DE QUALIDADE

Além da ISO 9001 há diversos outros padrões normativos relativos à gestão da qualidade, normalmente mais específicos por segmento de atuação da empresa:

  • IATF 16949 – Qualidade Automotiva
  • ISO/IEC 17025 – Laboratórios de Ensaio e Calibração
  • ISO/IEC 20.000-1 – Gestão de Serviços de TI
  • ISO 22.000 – Gestão da Segurança de Alimentos
  • HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)
  • GMP – Good Manufacturing Process (Boas Práticas de Fabricação)
  • PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – Qualidade na construção civil

NÓS PODEMOS AJUDÁ-LO

Em mais de duas décadas, a PM Analysis assessorou centenas de clientes na implantação ou melhoria do seu sistema de gestão. Os serviços são baseados em programações prévias e exaustivo planejamento, de forma que a condução dos projetos ocorra de maneira totalmente monitorada, garantindo o seu sucesso no tempo previsto.

As atividades de assessoria são realizadas por consultores qualificados e experientes, capazes de propor soluções para os diversos processos que compõem o Sistema de Gestão da sua empresa.

Simplicidade, criatividade, respeito à cultura e aos recursos disponíveis em cada empresa são as nossas principais premissas nas decisões tomadas em conjunto com o cliente.

ALGUNS BENEFÍCIOS DE CONTRATAR A PM ANALYSIS​

  • Visão prática e objetiva da gestão
  • Soluções personalizadas para o seu negócio
  • Adequação às principais normas atualizadas e vigentes
  • Experiência em vários setores da economia
  • Desenvolvimento e implantação de ferramentas de gestão específicas

Solicite um orçamento