Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo-SP +55 11 5062-3521 Español English Português

Artigo Quem tem Medo de Calibração? Parte 1 - Equipamento de Medição

Gostou? compartilhe!

Artigo Quem tem Medo de Calibração? Parte 1 - Equipamento de Medição

A experiência de mais de 20 anos envolvido com sistemas de gestão empresarial me permite afirmar que um dos temas mais controversos, e que mais desperta dúvidas e frio na barriga dos envolvidos, é a calibração de equipamentos de medição.

Toda esta controvérsia é provocada por alguns fatos:

  • Trata-se de um tema técnico, que exige conhecimentos mínimos de matemática, interpretação de desenhos, normas etc. Conceitos tão obscuros quanto histerese, incerteza de medição e "t de Student" insistem em surgir quando a calibração é discutida;

  • Apenas algumas áreas especializadas da empresa (laboratório, metrologia, engenharia de produto, engenharia de processo, SSMA) se relacionam com este tema;

  • As normas de referência (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949) são lacônicas a respeito deste assunto;

  • Muitos auditores são mal preparados para avaliar a conformidade e adequação das ações relacionadas à metrologia;

  • A importância da confiabilidade metrológica é subestimada pela maioria dos gestores, que ainda não se atentaram para os impactos que uma falha nos sistemas de medição pode acarretar.

Diante destas constatações, e por avaliar que este tema é menos complexo do que pode parecer, irei publicar alguns textos que pretendem desmistificar o assunto. A intenção desta sequência de reflexões não é produzir um tratado técnico sobre o assunto, muito menos esgotar todas as discussões que possam surgir sobre ele

Neste primeiro artigo, tentarei responder a primeira pergunta que meus clientes fazem quando eu digo que temos que implementar a calibração, que é a seguinte:

"O que é um equipamento de medição?"

Existe uma resposta simples para esta pergunta (e correta), mas que não revela toda a verdade subjacente.

A ABNT NBR ISO 10.012:2004 (Sistemas de gestão de medição - Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição) estabelece no item 3.3 que equipamento de medição é todo "instrumento, programa de computador, padrão de medição, material de referência ou dispositivos auxiliares, ou uma combinação deles, necessários para executar um processo de medição".

Esta definição é perfeita se entendermos como "equipamento" tudo aquilo que é parte do balanço patrimonial da empresa. Para medir a massa de uma peça, usamos uma balança; para medir a temperatura de um banho, usamos um termômetro; para medir a circularidade de uma roda, usamos um relógio comparador preso a uma haste sobre uma mesa de desempeno. Todos estes recursos são tangíveis, no entanto há outros recursos, tão necessários quanto estes, mas que dependem, por exemplo, da capacidade dos avaliadores. No caso de uma inspeção visual, por exemplo, a acuidade visual do inspetor é crucial para a confiabilidade dos resultados obtidos. Este tipo de recurso não pode ser ignorado quando o que se pretender é garantir a confiabilidade metrológica do ensaio.

Outro fator que pode nublar o nosso entendimento a respeito da necessidade de controle é a importância que o equipamento tem para a obtenção de resultados significativos. O recurso pode até ser entendido como necessário para uma medição, mas a importância desta medição é decisiva para tomada de decisão a respeito da necessidade de controle do equipamento. Um paquímetro utilizado para a aprovação de um produto na produção (afeta diretamente o cliente) tem uma importância diferente da de um paquímetro usado na engenharia (afeta um projeto que será checado várias vezes no futuro). De modo semelhante, um equipamento usado unicamente para a geração de um indicador (uma balança de material reciclado) terá uma importância diferente do hidrômetro utilizado para medir o consumo de água regulado por uma outorga de captação.

Isto posto, algumas conclusões práticas são importantes:

  • Embora o equipamento de medição seja importante, é necessário avaliar todos os recursos necessários para obter um resultado confiável;

  • Nem toda medição é importante a ponto de exigir controle completo dos recursos de medição. Diferentes sistemas de medição exigirão diferentes níveis de controle.

No próximo artigo desta série discutiremos os critérios para a escolha dos equipamentos adequados.

Dúvidas? Contribuições? Contraposições? Contribua com a discussão!

Flavio Oliveira – Sócio-Diretor PM Analysis com mais de 20 anos de experiência em Sistemas de Gestão.

A PM Analysis realiza serviços de assessoria na área de metrologia e calibração, e pode ajudar a sua empresa nesta demanda.

Consulte-nos!



Gostou? compartilhe!