PLANO-CONTINUIDADE-NEGOCIOS-01.png

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

O plano de continuidade de negócios como ferramenta de gestão organizacional

Apesar de haver grande preocupação com os resultados financeiros de uma organização, muitos gestores se esquecem de que há riscos inerentes a todos os negócios que podem pôr a perder todas os resultados conquistados ao longo de anos. 

Ter um plano de continuidade de negócios (PCN) efetivo, elaborado a partir de metodologias disciplinadas, é o primeiro passo para se preparar para os imprevistos (na realidade, muitas vezes previsíveis) que incidem sobre qualquer organização. Os cenários que o plano de continuidade de negócios deve cobrir são aqueles que, como o próprio nome deixa claro, podem colocar a continuidade de um negócio em risco, e normalmente estão associados a um dos seguintes impactos (não limitados a estes):

  • Impactos operacionais (falta de matéria prima, eventos climáticos extremos, falta de recursos de utilidades, falha em equipamento chave, greves)

  • Impactos logísticos (problemas de transporte, interrupção de rotas de escoamento)

  • Impactos à imagem da organização (declarações à imprensa, denúncias, questões relativas ao compliance)

  • Impactos à saúde financeira (gestão responsável dos recursos financeiros)

  • Impactos legais (denúncias, infrações, multas, cassação de autorizações)

 
PLANO-CONTINUIDADE-NEGOCIOS-02.jpg

A ABNT NBR ISO 22301:2013 - SISTEMA DE GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

A ABNT NBR ISO 22301:2013 é uma norma que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de Continuidade dos negócios, que inclui o plano de continuidade de negócios (PCN) como ferramenta que estrutura todo o processo de gestão da continuidade dos negócios. A própria norma, em seu requisito 3.6 estabelece o plano de continuidade de negócios (PCN) como sendo um conjunto de "procedimentos documentados que orientam as organizações a responder, recuperar, retomar e restaurar, após a interrupção, para um nível predefinido de operação". Ou seja, o plano de continuidade de negócios não é um único documento responsável por colocar a empresa novamente em operação após um evento inesperado, mas um conjunto de dispositivos normativos que, de maneira estruturada, permite que a organização tome as atitudes necessária garantir a continuidade do negócio.

UMA VISÃO ABRANGENTE SOBRE O PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

A PM Analysis entende, no entanto, que a definição de plano de continuidade de negócios adotada pela ABNT NBR ISO 22301:2013 é uma visão limitada deste documento, uma vez que a continuidade de um negócio não é garantida apenas com ações reativas, tomadas após as ocorrências, mas sim através (principalmente) da prevenção dos possíveis cenários e da adoção de medidas que antecipem estas ocorrências. É claro que, caso não tenha sido possível prevenir a ocorrência destes cenários, deve entrar em cena o que chamamos de Plano de Contingência, esse sim um conjunto ações a serem tomadas para conter os efeitos de um evento indesejado.

A PM Analysis tem consultores especializados em elaboração, implementação e avaliação de plano de continuidade de negócios, e pode ajudar a sua organização a se preparar para gerenciar estes riscos.

PARA SABER MAIS SOBRE PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

Ligue para 11 5062-3521 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

  • Google Places
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

(11) 5062-3521

R. Barão de Itapetininga, 124 - República, São Paulo - SP, 01042-000, Brazil

Receba Nossos Informativos

©2020 por PM Analysis

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.