Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo - SP

35 Anos da Família ISO 9000, e o Sucesso como Recompensa pelo Pioneirismo

35 Anos da Família ISO 9000, e o Sucesso como Recompensa pelo Pioneirismo

35 ANOS DAS NORMAS DA FAMÍLIA ISO 9000

O SUCESSO COMO RECOMPENSA PELO PIONEIRISMO

Apostar em uma ideia antes de ter certeza de que ela será bem-sucedida é um risco que a maioria de nós evita correr. O tempo perdido, o embaraço provocado por um possível fracasso e a imagem maculada são as principais fontes de receio na hora de empreender um novo desafio, receio este que normalmente é amplificado pela opinião dos pessimistas de plantão, que insistem em ressaltar o lado ruim das coisas, ao invés de procurar alternativas para crescimento e evolução.

Há 35 anos, a atmosfera que cercava a qualidade era o seguinte: contrário ao empreendedorismo – é bom que lembremos que a década de 1980, principalmente a segunda metade, foi, no Brasil, um período de profunda recessão – e cercado de incertezas, onde abundavam opiniões de que o Sistema da Qualidade era um custo desnecessário, de que a quantidade é mais importante do que a qualidade e onde a hedionda expressão “em time que está ganhando não se mexe” habitava a mente da maioria dos empresários.

Foi nesse solo hostil que os primeiros desbravadores plantaram as sementes da qualidade, que mais tarde renderiam os frutos que colhemos hoje. Dentre estes pioneiros nós, da PM Analysis, nos sentimos incluídos, embora naquela época cada um de nós militasse na área da qualidade em empresas isoladas e sequer nos conhecêssemos.

Nessa época – em 1987 mais precisamente, dez anos antes da fundação da PM Analysis – houve um marco na história da qualidade: o lançamento da série ISO 9000, que trazia regras e diretrizes para organizações que buscavam a “garantia da qualidade”. Desde então vimos esse conceito evoluir para a Gestão da Qualidade, onde melhorar continuamente é tão ou mais importante do que fornecer um bom produto, e embora seja um constante desafio, participar da arquitetura dessa mudança de filosofia e da sua disseminação é um prazer, pois os resultados se refletem nos dados estatísticos sobre a qualidade, que colocam o Brasil como um dos países com maior número de certificações ISO 9001. Sabemos que a qualidade já existia antes das normas da série ISO 9000 através de diversas referências setoriais e metodologias pioneiras, mas a qualidade só se tornou um fenômeno verdadeiramente global a partir da popularização das normas ISO.

Além da satisfação provocada pelo sucesso do nosso trabalho – a PM Analysis já participou de centenas de processos bem-sucedidos de certificação, implementação ou melhoria de sistemas de gestão empresariais – há outros aspectos tão gratificantes quanto este. Viajar por todo o país e pelo mundo, conhecer milhares de pessoas com costumes, sotaques e personalidades tão diferentes, embrenhar-se por novas culturas nas Américas, Europa, África e Ásia, viver aventuras no interior da Amazônia, no sertão da Bahia ou nas Serras Gaúchas – algumas delas provocadas por razões nada prosaicas, como cancelamentos de vôos, pneus furados e hotéis sem vagas – são experiências de valor incalculável e que jamais se apagarão de nossas memórias.

Se há duas décadas nos considerávamos, como Sean Connery disse certa vez num famoso filme, “peregrinos numa terra pagã”, hoje somos meros facilitadores de um processo de inevitável evolução, que eleva a qualidade dos produtos e serviços fornecidos pelas empresas brasileiras a um nível de competitividade mundial.

 

Flávio Oliveira

flavio.oliveira@pmanalysis.com
www.pmanalysis.com.br
Flavio Oliveira, CMC | LinkedIn

Confira mais imagens:

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial PM Analysis www.pmanalysis.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×