Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo - SP

Gestão Ambiental – ISO 14001

A gestão ambiental hoje em dia é entendida como uma questão de risco ou da continuidade do negócio, uma vez que tem impacto em diversos aspectos da gestão, incluindo a conformidade legal, a imagem da empresa e a geração de custos imprevistos.

Não se pode negar o impacto que os acidentes ambientais têm na vida das comunidades onde as organizações estão inseridas, assim como na imagem das empresas envolvidas.

A gestão ambiental compreende atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados relacionados aos seus aspectos ambientais significativos.

Gestão Ambiental – ISO 14001

ISO 14001

Para ajudar as organizações a padronizarem estas atividades, processos e recursos, a ISO (International Organization for Standardization) estabeleceu desde o ano de 1996 a série ISO 14000, um conjunto de normas que evoluiu ao longo do tempo para fornecer orientações às organizações que buscam identificar e controlar os seus aspectos ambientais significativos, bem como demonstrar a conformidade com a legislação e melhor o seu relacionamento com as partes interessadas.

A norma ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental - Requisitos com Orientações para Uso) é a norma que estabelece os requisitos necessários para que uma organização seja certificada de acordo com ela. Estes requisitos são fundamentalmente voltados para a melhoria da gestão ambiental da empresa. Trata-se de uma estrutura relativamente simples, mas que orienta de maneira muito eficiente a organização interessada em identificar, gerenciar e controlar seus aspectos ambientais significativos.

Exemplos de alguns requisitos importantes e extremamente aplicáveis a qualquer empresa:

  • Abordagem de oportunidades e riscos - reconhecimento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças aos distintos processos de negócios e estabelecimento de controles e planos de ação para a melhoria ou para a prevenção de desvios, conforme o enfoque ser positivo ou negativo, respectivamente.
  • Determinação dos Aspectos Ambientais - Identificação dos aspectos e impactos ambientais significativos e os controles a eles aplicados para prevenir, monitorar ou atenuar a manifestação de eventos com efeitos adversos.
  • Gestão de Requisitos Legais - Necessidade de acesso, identificação e demonstração da conformidade com a legislação ambiental aplicável geradora de obrigações.
  • Gestão de Fornecedores - Qualificação, supervisão controle sobre fornecedores e prestadores de serviços que possam causar impactos ambientais.
  • Preparação para Resposta a Emergências - A organização deve estabelecer planos de atendimento para a manifestação de cenários acidentais e se preparar para executá-los em caso de sua ocorrência.
  • Monitoramento - Os parâmetros ambientais relevantes para a empresa ou identificados na legislação (consumo de recursos naturais, efluentes hídricos, emissões atmosféricas, resíduos sólidos, ruído etc.) devem ser monitorados para acompanhar eventuais desvios.
  • Tratamento de Não conformidades e ações corretivas - Oregistros dos desvios constatados em processos, produtos, serviços, atividades, análise das causas e estabelecimento de providências para prevenir a reincidências.

A ISO 14001 é uma norma cada vez mais presente nas organizações. Além de ser muito útil para a estruturação de um sistema preocupado com os aspectos ambientais, ela é exigida por várias organizações aos seus fornecedores, além de serem requisitos obrigatórios ​para certos tipos de financiamento e para a operação em determinados setores (portuário, por exemplo).

NÓS PODEMOS AJUDÁ-LO

Em mais de duas décadas, a PM Analysis assessorou centenas de clientes na implantação ou melhoria do seu sistema de gestão. Os serviços são baseados em programações prévias e exaustivo planejamento, de forma que a condução dos projetos ocorra de maneira totalmente monitorada, garantindo o seu sucesso no tempo previsto.

As atividades de assessoria são realizadas por consultores qualificados e experientes, capazes de propor soluções para os diversos processos que compõem o Sistema de Gestão da sua empresa.

Simplicidade, criatividade, respeito à cultura e aos recursos disponíveis em cada empresa são as nossas principais premissas nas decisões tomadas em conjunto com o cliente.

ALGUNS BENEFÍCIOS DE CONTRATAR A PM ANALYSIS​

  • Visão prática e objetiva da gestão
  • Soluções personalizadas para o seu negócio
  • Adequação às principais normas atualizadas e vigentes
  • Experiência em vários setores da economia
  • Desenvolvimento e implantação de ferramentas de gestão específicas
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial PM Analysis www.pmanalysis.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×