Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo-SP +55 11 5062-3521 Español English Português

Usiroll (empresa de pequeno porte do Grupo Usiminas) – Certificação do SGI

Gostou? compartilhe!

Usiroll (empresa de pequeno porte do Grupo Usiminas) – Certificação do SGI

Muitas empresas acham que têm pouca estrutura para implementar e manter um Sistema de Gestão. A Usiroll tinha este mesmo conceito quando nos contatou em meados de 2006. A empresa, que é controlada pela Usiminas e pela canadense Court Holding (50%/50%), tem no Brasil uma estrutura muito enxuta, na época com um pouco mais de 20 funcionários, e necessitava implantar um sistema de gestão que fosse ao mesmo tempo robusto e simples.

A PM Analysis tem muito claro o conceito de que um bom sistema de gestão não pode dar trabalho. O sistema de gestão não deve ser “algo a mais”, ou “uma série de registros que devem ser preenchidos para a auditoria”. Com esta ideia em mente a PM Analysis concebeu e implementou um sistema extremamente enxuto (o sistema inteiro – procedimentos, formulários, manual etc – cabia em um disquete), que podia ser facilmente mantido por poucas pessoas.

A estratégia adotada foi implantar uma parte do sistema por vez. Assim sendo, nos primeiros 6 meses a empresa foi certificada conforme ISO14001 e, após 10 meses, certificada conforme ISO9001 e OHSAS18001. Um dos fatores de sucesso deste projeto foi o fato que a PM Analysis já havia assessorado a CRC do Sul (empresa também pertencente ao grupo Court Holding e da francesa Nord Chrome, que atua no condomínio industrial da ArcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul - SC) e que muitos dos conceitos já implantados com sucesso na empresa catarinense puderam ser utilizados com adequações às necessidades da Usiroll.

O principal motivo para que um sistema simples como este tivesse sucesso é que ele não era uma preocupação, mas sim uma maneira padronizada de realizar tudo o que a empresa já fazia. Contribuiu enormemente para o sucesso deste empreendimento a disciplina da equipe da Usiroll, que fez dos procedimentos parte do seu dia a dia.



Gostou? compartilhe!