Rua Barão de Itapetininga, 124 - CJ 122 - São Paulo - SP

Gestão de Saúde e Segurança – ISO 45001

Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são algumas das maiores preocupações das organizações, uma vez que além de atingirem seus processos produtivos (pelo absenteísmo causado pelas ocorrências) estes eventos atingem também a imagem a aos cofres das empresas, já que anualmente são gastas quantias fabulosas com indenizações, multas e reparações.

Os gestores finalmente estão compreendendo que os investimentos em segurança são facilmente recuperáveis. Essa percepção é reforçada, infelizmente, pelos graves eventos ocorridos recentemente em empresas do ramo de mineração, petróleo e gás.

Saúde e Segurança Ocupacional é uma prioridade ao redor do mundo, devido às consequências devastadoras que acidentes com funcionários e que seguem acontecendo podem causar. No início dos anos 90, lideranças de diversas regiões geográficas e econômicas expressaram suas preocupações sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

Os sistemas de gestão de SSO estabelecem requisitos mínimos para identificar e controlar os riscos relacionados à saúde ocupacional e segurança do trabalho.

Gestão de Saúde e Segurança – ISO 45001

ISO 45001 - Norma Internacional de Segurança e Saúde Ocupacional

A ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional determina os requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.

Exemplos de alguns requisitos importantes e aplicáveis a qualquer organização:

  • Gestão Baseada em Riscos - Todo o planejamento do SGSSO baseia-se na identificação dos riscos, da sua priorização e no estabelecimento de ações / controles para prevenir, detectar e minimizar os riscos considerados significativos.
  • Atendimento às Partes Interessadas - É obrigatório identificar as partes interessadas no SGSSO, bem como suas necessidades e expectativas, além dos meios adotados pela organização para satisfazer estes requisitos.
  • Atendimento a Requisitos Legais - É necessário identificar e demonstrar conformidade com a legislação de SSO aplicável.
  • Participação e Consulta - Houve uma grande intensificação no foco dado ao tema “participação e consulta”, que já era presente na OHSAS 18001, sendo necessário determinar a forma como a participação e a consulta dos trabalhadores ocorre.
  • Preparação para Resposta a Emergências - A organização deverá estabelecer planos e se preparar para executá-los em caso de situações emergenciais (acidente, mal súbito etc).
  • Controles de Saúde e Segurança - Os riscos significativos devem ser identificados e controlados para evitar que se transformem em danos adversos.
  • Monitoramento - Os parâmetros de SSO relevantes para a empresa ou identificados na legislação (temperatura, níveis de oxigênio, saúde das pessoas, ruído etc) devem ser monitorados para acompanhar eventuais desvios.
  • Gestão de Mudanças - As mudanças do sistema de gestão da organização devem ser planejadas e gerenciadas de maneira que os seus impactos sejam absorvidos.

A ISO 45001 é uma evolução da OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series), sendo que a OHSAS 18001 permanece válida apenas até março de 2021. Este é o limite que as empresas atualmente certificadas na OHSAS 18001 têm para fazer a transição para a nova ISO 45001 ou perderão sua certificação.

Fique atento ao prazo de março/2021 para transição da OHSAS 18001 para a ISO 45001

Nós podemos ajudá-lo

A PM Analysis pode ajudar sua organização a implantar a ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ou a realizar a transição do sistema da OHSAS 18001 para a ISO 45001.

Nós assessoramos centenas de clientes na implantação ou melhoria do seu sistema de gestão. Os serviços são baseados em programações prévias e exaustivo planejamento, de forma que a condução dos projetos ocorra de maneira totalmente monitorada, garantindo o seu sucesso no tempo previsto.

As atividades de assessoria são realizadas por consultores qualificados e experientes , capazes de propor soluções para os diversos processos que compõem o Sistema de Gestão da sua empresa.

Simplicidade, criatividade, respeito à cultura e aos recursos disponíveis em cada empresa são as nossas principais premissas nas decisões tomadas em conjunto com o cliente.

Alguns benefícios de contratar a PM Analysis​

  • Visão prática e objetiva da gestão
  • Soluções personalizadas para o seu negócio
  • Adequação às principais normas
  • Experiência em vários setores da economia
  • Desenvolvimento e implantação de ferramentas de gestão específicas
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial PM Analysis www.pmanalysis.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×